NOSSO OBJETIVO:
“Preparar e formar profissionais das diversas áreas para os desafios do mundo globalizado,
baseando-se nos princípios de cidadania e qualidade de ensino”

15/03/2011

Empresas valorizam profissional com MBA.

MBA não é mais sinônimo de crescimento profissional. Ainda sim, um curso desse tipo valoriza muito o profissional, que ganha destaque na empresa quando demonstra seu interesse em aperfeiçoar-se.

O diploma de curso universitário não é sinônimo de garantia de emprego para a maioria dos cargos executivos do mercado de trabalho nacional. Nem mesmo consegue agregar grande valor ao currículo de quem busca um lugar neste mercado. Segundo Lúcia Pinho, gerente de recrutamento de executivos da Manager, especializada em recolocação de profissionais, o que as empresas valorizam mesmo hoje é um diploma de MBA (Master in Business Administration).

“Não é uma exigência do mercado. Mas o profissional com MBA consegue se destacar entre os demais. Seu currículo vai chamar mais atenção que o de outros concorrentes a um emprego”, disse.

A valorização do MBA, segundo a consultora, está mais relacionada à dedicação do profissional do que ao conhecimento adquirido durante o curso de especialização. “As empresas se surpreendem com um candidato com MBA pois é um curso que exige muita dedicação. Muitas pessoas abandonam suas carreiras para cursar um MBA. O curso também é caro, não são todos que podem fazer.”

Quem ingressou num curso de pós-graduação não precisa começar a achar que está tudo perdido só porque não fez um MBA. “Quem faz pós-graduação não está desatualizado. Seu currículo também é valorizado, mas não chama tanto a atenção.”

Para Silvana Case, vice-presidente-executiva do grupo Catho, especializada em consultoria de empregos, as empresas valorizam a educação continuada dos profissionais que contratam. “O mundo globalizado muda muito rapidamente e as empresas valorizam quem está sempre atualizado, em constante crescimento.”

Na opinião das duas consultoras, o domínio de um segundo idioma, preferencialmente o inglês, é mais do que uma necessidade para quem busca um lugar no mercado de trabalho. “Mesmo que a função para qual se busca um candidato não exija o domínio do inglês, as empresas buscam essa qualificação no candidato. Se esse profissional crescer e mudar de cargo, precisará do segundo idioma”, disse Lúcia, da Manager.

Fabiana Futema

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